terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MAURÍCIO KANNO
colaboração para a Folha Online

O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, acha ciência uma coisa engraçada. Foi justamente a curiosidade "pelo maluco e pelo estranho" que o atraiu para a área.

Com pós-doutorado em eletroquímica pela Universidade de Paris 11, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa (RS) é também pai do site Humor na Ciência, com cerca de 1.500 visitas por dia.

Arquivo pessoal
O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, autor do site "Humor na Ciência"; desde 1999, coleta "materiais engraçados" pela internet
O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, autor do site "Humor na Ciência"; desde 1999, coleta "materiais engraçados" pela internet

O físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988), pioneiro da eletrodinâmica quântica e Nobel de Física em 1965, é a principal referência de Brudna.

O Nobel em Física chegou a publicar até um livro contando histórias engraçadas de sua vida ("Surely You're Joking, Mr. Feynman!") --veja exemplo mais abaixo.

"Tento praticar uma vida alegre e divertida inspirado nele", diz o químico blogueiro. "O humor é a forma mais eficiente de se levar conceitos básicos para a população".

Para quem quer dar risada com o mundo da ciência, Brudna indica os famosos prêmios anuais Ig Nobel, sobre pesquisas estúpidas, organizados pelo site Improbable Research.

Divulgação
Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1965
Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1965

Há ainda o site brasileiro Efeito Ázaron e o Science Jokes, em inglês, organizado pelo holandês Joachim Verhagen. A página estrangeira afirma ter coletado mais de 2.500 piadas científicas desde 1979, quando o compartilhamento ainda era feito pela rede de mensagens Usenet.

Os últimos posts no blog de Brudna abordam temas comuns ao dia-a-dia de quem acompanha o noticiário. Em um deles, comenta a novela das sete "Tempos Modernos", exibida na TV Globo, que mostra o "primeiro modelo de computador com o fenomenal conceito de Burrice Artificial.

O outro post recente do químico refere-se à reportagem "Amor em Londres é tão raro quanto encontrar aliens". Brudna conclui: "Acho que é melhor não exigir demais".

Uma das piadas que Brudna mantém no site é sobre uma versão da história dos três porquinhos em estilo de exercício de matemática. Nela, o lobo mau até ameaça denunciar um porquinho por crime ambiental, e o porquinho mais esperto constrói um dispositivo com sensor térmico para detectar o vilão.

Há também uma receita para se construir uma máquina do tempo com um buraco negro. "É bom avisar os vizinhos para que não se assustem com a explosão", adverte.

Reprodução
"Nano vaso sanitário"
"Nano vaso sanitário", charge científica

Veja outras piadas curtas que ele selecionou:

*

Guia prático para a ciência moderna:

-Se se mexe, pertence à biologia
-Se fede, pertence à química
-Se não funciona, pertence à física
-Se ninguém entende, é matemática
-Se não faz sentido, é psicologia

*

Reprodução
Imagem de nanotubos em formato "Playboy"
Imagem de nanotubos em formato "Playboy"

Foi comprovado que pesquisa causa câncer em ratos.

*

Você soube que um biólogo teve gêmeos?
Ele batizou um e manteve o outro para controle.

*

Preciso arranjar 1/2 de levar-te a 1/4 e fazer de teu pai 1/9...

*

Estatísticas são iguais a biquínis; o que elas revelam é sugestivo, mas o que elas escondem é essencial.


Reprodução
"NanoPutianos", síntese de moléculas antropomórficas, "inúteis mas divertidos", segundo Brudna
"NanoPutianos", síntese de moléculas antropomórficas, "inúteis mas divertidas", segundo

Nenhum comentário: