sábado, 3 de outubro de 2009

"Abobalhado", Lula diz que se belisca para acreditar na vitória

Lello Lopes

Em Copenhague (Dinamarca)

A vitória do Rio de Janeiro na eleição para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ainda parece um sonho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste sábado, ele revelou que de vez em quando "se beslica" para saber se o resultado é uma realidade.

"Eu fui dormir lá pela meia-noite. Acordei às 4h da manhã e de vez em quando eu me beliscava para ver se era verdade que nós tínhamos ganhado a Olimpíada", disse Lula. "Eu ainda estou meio abobalhado. Estou muito emocionado", completou.

Lula afirmou que após a divulgação do resultado ele recebeu um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O comandante norte-americano estava no Air Force One, avião presidencial, quando ligou para Lula.

"O Obama me ligou do avião. Na primeira vez a ligação caiu porque o avião passou por uma turbulência. Depois ele ligou de novo, falamos por dois minutos. Disse que tinha ficado muito satisfeito porque a Olimpíada tinha vindo para a América do Sul", disse o presidente.

Lula revelou que também recebeu ligações de outros presidentes, entre eles o venezuelano Hugo Chavez. "O Chavez disse que teve uma premonição de que vai ganhar o futebol na Olimpíada."

O presidente, que conversou com a imprensa por cerca de uma hora em Copenhague, também explicou porque chorou após o anúncio da escolha do Rio de Janeiro.

"Chorar é um momento nobre do ser humano. Eu ia chorar no meu discurso. Por duas vezes fiquei com a voz embargada", afirmou o presidente. "À noite, quando o Nuzman (Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016) estava falando eu comecei a lembrar de momentos da minha vida, da nossa apresentação. Como não tenho vergonha, eu chorei."

Lula, que chegou na Dinamarca na quarta-feira para fazer o corpo a corpo decisivo da vitória do Rio, embarca neste sábado para Bruxelas, na Bélgica.

Nenhum comentário: