sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lupi diz que empregos gerados em abril devem zerar perdas do ano

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta sexta-feira que o mês de abril vai ser melhor ainda que o de março em termos de criação de empregos formais. Ele indicou que, inclusive, as novas vagas podem ser suficientes para deixar o saldo de empregos positivo em 2009. "Os números [fechados] de abril eu ainda não tenho, mas vai ser melhor que março."

"Em janeiro, tivemos uma perda de 101 mil, mas já começou a recuperar em fevereiro, que foi positivo em 9.000. Março foram mais 35 mil, e agora em abril eu tenho certeza que nós vamos passar, em 2009, a ter saldo positivo", afirmou Lupi ao passar pela festa do 1º de Maio da Força Sindical, realizada na zona norte de São Paulo.

Apesar da recuperação em fevereiro e março, no acumulado do primeiro trimestre ainda há perda de 57.751 vagas --o pior resultado desde 1999 para o período. No primeiro trimestre de 2008, houve geração de 554.440 empregos.

Entre novembro e janeiro, haviam sido fechadas quase 800 mil vagas com carteira assinada. Em dezembro, pior mês da crise no emprego, o governo registrou o pior resultado da série histórica do Ministério do Trabalho, quando foram fechados 654.946 postos de trabalho.

Em seu discurso, Lupi criticou ainda as empresas que receberam benefícios do governo federal e anunciaram demissões. "Nenhum trabalhador pode pagar por uma crise que os Estados Unidos criaram. Não criamos a crise e vamos ser o primeiro país a sair dela", afirmou.

Sobre a possibilidade de o governo anunciar mais medidas de incentivos, Lupi disse, antes do discurso, que o governo avalia a possibilidade, mas quer esperar para analisar os resultado concretos do que já foi feito.

"O governo já liberou R$ 10 bilhões para o agronegócio, principalmente para o setor de frigoríficos. Agora, temos que verificar o resultado prático desses investimentos."

Nenhum comentário: