da Folha Online
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse nesta quarta-feira que a posição tomada ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre as prévias partidárias abriu caminho para o PSDB para realizar debates internos e definir o candidato à sucessão presidencial de 2010.
"Acho que agora o caminho está aberto para que o partido possa, através da sua Executiva Nacional, se reunir e regulamentá-las [as prévias]", afirmou Aécio em entrevista divulgada por sua assessoria de imprensa.
Ontem o TSE respondeu à consulta feita pelo PSDB para definir as regras das prévias. Uma das questões tratava do prazo para realizar os debates. Os ministros entenderam que cabe aos partidos, e não à Corte, definir as datas.
Os ministros também definiram que as legendas não podem fazer propaganda fora dos partidos, o que exclui divulgação das pré-candidaturas por meio de rádio, televisão, outdoor, página na internet, e-mails, faixas, panfletos e cartas.
Para os magistrados, a divulgação das prévias poderia se "revestir de propaganda eleitoral antecipada" e comprometer "a fiscalização pela Justiça Eleitoral".
O TSE autorizou, no entanto, que o partido utilize as verbas do Fundo Partidário para pagar os gastos com a propaganda intrapartidária.
A sigla também poderá receber doações de pessoas físicas e jurídicas para realizar as prévias.
Um dos principais defensores da realizações das prévias no PSDB, Aécio disse hoje que não esperava uma decisão diferente da que foi tomada ontem pelo TSE.
O governador admitiu, porém, que esperava a possibilidade de que um debate "mais abrangente" mas disse acreditar que, da forma que foi colocada, atinge seus objetivos.
"Acho que foi um passo importante e agora é aguardar a decisão por parte da direção nacional do partido.
Mas continuo achando que seriam muito produtivo que neste primeiro semestre, antes mesmo de qualquer disputa, nós pudéssemos até conjuntamente onde isso for possível, o governador [de São Paulo, José] Serra [PSDB], eu, as lideranças do PSDB, do Democratas, do PPS, nossos líderes, andarmos juntos pelo país, falando às nossas bases, e ouvindo as nossas bases", afirmou Aécio.
Aécio e Serra disputam a indicação do PSDB para concorrer à Presidência da República em 2010.
Na avaliação de Aécio, o ideal seria realizar as prévias entre outubro e novembro deste ano realize para que no início de 2010 o PSDB já tenha o seu candidato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário