14 de julho de 2009 (Bibliomed). O melhor remédio contra a gripe pode ser a empatia e a atenção do médico com o paciente, segundo estudo da Universidade de Wisconsin, nos EUA. De acordo com os autores, as pessoas se recuperam mais rápido quando acreditam que o médico demonstrou maior compaixão em relação a seu caso.
A pesquisa, publicada na revista especializada Family Medicine, envolveu 350 pessoas que tiveram um dos três encontros com médicos: completamente sem interação; um encontro padrão, com discussão do histórico médico e da presente doença; ou uma interação avançada, onde o médico perguntou mais questões e se mostrou mais preocupado com o paciente.
Analisando questionários respondidos pelos participantes sobre sua avaliação do atendimento, os especialistas observaram que os 84 que deram "pontuação perfeita" para o médico na pesquisa conseguiram se ver livres da gripe um dia antes dos pacientes que deram notas menores. A contagem das células imunológicas da secreção nasal dos pacientes confirmou os resultados, indicando que os que reportaram melhor atendimento desenvolveram imunidade contra a gripe dentro de 48 horas.
"Isso mostra que, se você perceber seu médico como empático, isso pode influenciar seu sistema imunológico e ajudar você a se recuperar melhor de gripes comuns", destaca o pesquisador David Rakel, líder do estudo. "Entre tudo que tem sido estudado – zinco, vitamina C, medicações anti-virais –, nada funciona melhor no combate à gripe do que ser gentil com as pessoas", disse.
De acordo com os pesquisadores, os resultados destacam a importância da relação dos pacientes com os profissionais de saúde da atenção primária, pois interações positivas podem encorajar os pacientes a depender menos de medicamentos sem prescrição médica. E os especialistas ressaltam que essa possibilidade deve ser abordada na formação de futuros médicos.
Fonte: University of Wisconsin School of Medicine and Public Health. 08 de julho de 2009.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário