Renato Lima
Com a inauguração da Usina de Açúcar e Etanol Rio Brilhante, na manhã de hoje, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), ousou afirmar que o Estado será o maior produtor de álcool do mundo até 2015.
Segundo o governador, Mato Grosso do Sul está fadado ao crescimento. “Já produzimos 1,4 milhão de toneladas de açúcar e 1,2 milhão de metros cúbicos de álcool com 14 usinas. Vamos trabalhar em três frentes de desenvolvimento, a pecuária, a produção de álcool e de energia”.
Pelos cálculos de Puccinelli, até 2015, Mato Grosso do Sul deverá contar com 31 novas usinas, representando 20% de toda a produção brasileira de açúcar e álcool.
O Grupo francês LCD Bioenergia, que inaugurou a mais nova instalação em MS, já tinha adquirido outras duas usinas de álcool e açúcar no Estado, a Passa Tempo, em Rio Brilhante e a Maracaju, em Maracaju.
A nova usina contou com investimento da ordem de R$ 700 milhões e pretende gerar 500 empregos diretos na divisão industrial, mil postos de trabalho na divisão agrícola e 3,5 mil empregos indiretos na região.
Energia - A usina também produzirá energia elétrica, com co-geração de 90 megawatts a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Para isso, instalou duas turbinas e dois eletrogeradores, que transformam o vapor em energia mecânica e, posteriormente, em eletricidade. Auto-suficiente, a usina consumirá 45 megawatts e comercializará os 45 megawatts excedentes para a rede local.
A concentração de três usinas na mesma região otimiza a produção agrícola. A LDC Bioenergia administra 50 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar em parceria com produtores locais, o que cria estabilidade de renda em longo prazo e representa um novo modelo agrícola para a região.
Campo Grande News
(Com informações da assessoria de imprensa da governadoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário