A ONU E A REDUÇÃO DOS GASES DO EFEITO ESTUFA
O aquecimento global, tema encampado pela ONU, é objeto de preocupação da comunidade científica, de ambientalistas e de dirigentes governamentais, estando a necessitar de uma campanha de conscientização de toda a população do globo terrestre.
A Organização das Nações Unidas (ONU), que corresponde ao maior nível de organização sistêmica do setor social do planeta, tem se preocupado com o, também, maior problema ambiental, o aquecimento global, por isto, vem buscando adotar medidas para controlar a emissão de gases do efeito estufa.
Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92.
Em 1997, numa conferência de alto nível, realizada em Kioto – cidade japonesa - que reuniu cerca de 10.000 delegados, observadores e jornalistas, foi aprovado, por consenso, a adoção do Protocolo de Kyoto, em que se estabelecia que os países industrializados deveriam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012.
Na ocasião, foi aprovada, também, a proposta de criação da Convenção de Mudança Climática das Nações Unidas.
Oportunamente, trataremos da 12a. conferência da ONU sobre as mudanças climáticas realizadas em Nairobi (Quênia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário